A campanha de vacinação contra a poliomielite, que ocorre desde agosto, foi prorrogada novamente devido sua baixa adesão. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a imunização agora ocorrerá até 30 de outubro – antes a campanha iria até o início de setembro, mas foi prorrogada para o dia 30 do mesmo mês.

Segundo informações da Agência Brasil, também foi prorrogada até 30 de outubro a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com idade até 15 anos. Desde o início das campanhas, no dia 8 de agosto, foram aplicadas na capital paulista 1.165.679 doses de vacinas – 310.771 contra a poliomielite e 854.908 de outros 15 imunizantes. O objetivo é ampliar as coberturas, que continuam abaixo do necessário.  

Bebê recebendo gotas de vacina na boca
Imagem: Gorlov-KV/Shutterstock

A meta estabelecida pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) é de vacinar 95% da população infantil. No caso da poliomielite, a cobertura básica está em 79,78%. Atingir a meta é importante para evitar que o Brasil volte a enfrentar a doença, que havia sido erradicada no país nos anos 1990.

Além da pólio, a ação visa atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis, como as meningocócicas C e ACWY, HPV, BCG, hepatites A e B, rotavírus, pentavalente (DTP+Hib+HB), pneumocócica, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, varicela, difteria/tétano e influenza (vírus causador da gripe). 

publicidade

Leia mais! 

Vale ressaltar que a vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite. O esquema de rotina de imunização é composto de cinco doses: as três primeiras com a vacina injetável de vírus inativado aos 2, 4 e 6 meses de idade, e depois com dois reforços com a famosa gotinha, administradas com 1 e 4 anos. 

Recentemente, a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) voltou a alertar o Brasil sobre a reintrodução da pólio e acrescentou que quase toda a América do Sul tem atualmente cobertura vacinal abaixo de 80%.  

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do pg-nmga? Inscreva-se no canal!