Nesta quarta-feira, a TSMC, companhia global de semicondutores, relatou que está construindo um prédio que pode servir como sua segunda fábrica de chips no Arizona, nos Estados Unidos.

A TSMC é atualmente a maior fabricante de chips terceirizada do mundo e uma importante fornecedora de materiais da Apple.

Leia mais:

Em comunicado enviado por e-mail, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company explicou que poderia usar o prédio para expansão futura, mas ainda não chegou a uma decisão final para uma segunda fábrica de chips.

publicidade

“À luz da forte demanda dos clientes que estamos vendo na tecnologia avançada da TSMC, vamos considerar adicionar mais capacidade no Arizona com uma segunda fábrica com base na eficiência operacional e considerações econômicas de custo”, relatou a empresa.

O Wall Street Journal informou pela primeira vez que o investimento da TSMC no Arizona deve girar em torno de US$ 12 bilhões que a empresa se comprometeu há dois anos.

Mas essa vontade da TSMC de construir mais fábricas não vem de agora, desde o ano passado já saem notícias sobre essa possibilidade, incluindo discussões sobre se sua próxima fábrica deveria ser mais avançada, e que poderia produzir chips com tecnologia de 3 nanômetros em comparação com a atual tecnologia de 5 nanômetros – menos eficiente – já usada em outra fábrica.

Imagem mostra ao fundo o logotipo da Fabricante de chips TSMC, à frente há uma pinça segurança um chip. Fornecedora da Apple planeja expansão no Arizona
Imagem: Ascannio/Shutterstock

Chip de 2 nanômetros da TSMC chega em 2026

A companhia global de semicondutores TSMC confirmou a produção de chips de 2 nanômetros, o que indica um desempenho nunca visto antes.

As estimativas iniciais da TSMC são de que o chip baseado em arquitetura de 2nm entrará em produção em massa em 2025. A informação foi divulgada por C.C. Wei, diretor executivo da TSMC – Taiwan Semiconductor Manufacturing Company – durante uma teleconferência para divulgação de resultados da companhia.

Leia mais em betmotion

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do betmotion? Inscreva-se no canal!