Direto do Havaí — Após mostrar ao mundo o novo Snapdragon 8 Gen 2, a Qualcomm aproveitou seu evento anual para atualizar o chip para dispositivos de realidade aumentada e virtual: o Snapdragon AR2 Gen 1. O componente consegue diminuir o tamanho da placa onde está em até 40%, enquanto aumenta o desempenho de inteligência artificial em até 2,5 vezes.

Os óculos inteligentes ainda não estão tão presentes assim em nosso cotidiano e podemos apontar dois grandes culpados por isso. O primeiro é o preço da tecnologia que ainda é nova e isso significa alto valor, enquanto o segundo está no conforto do próprio produto.

Leia também:

O novo chip Snapdragon AR2 Gen 1 pretende aliviar ao menos o segundo ponto, pois altera diversos aspectos internos do silício para conseguir ocupar uma placa que pode ser até 40% menor. Como ela geralmente fica em uma das hastes, isso significa que este local agora consegue ser consideravelmente mais fino – o correto seria menos grosso.

publicidade

Óculos inteligentes consomem 50% menos energia

A litografia para o chip é muito menor agora, com quatro nanômetros e ela é a mesma do Snapdragon 8 Gen 2. Além de menor, e consequentemente mais leve, o óculos que utiliza o Snapdragon AR2 Gen 1 conta com o novo processador Hexagon para tarefas de inteligência artificial e ele é 2,5 vezes mais rápido neste momento.

Óculos inteligente com Snapdragon AR2 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)
Óculos inteligente com Snapdragon AR2 Gen 1 (Imagem: divulgação/Qualcomm)

Sempre que o desempenho sobe, o consumo energético segue na mesma linha e por aqui a Qualcomm diz que as mudanças também surtiram efeito na eficiência energética. Com isso o Snapdragon AR2 Gen 1 pode consumir 50% menos energia.

Por fim, outra mudança está na distribuição de trabalho por partes de todo o silício, que agora está dividido em duas partes e isso também colabora na diminuição do tamanho. Além disso, a alteração significa menor latência, o que pode ser traduzido como maior conforto na hora do usuário ver o que é processado pelo chip. O Wi-Fi 7 também ajuda para reduzir o tempo de transmissão de dados entre o óculos e o smartphone que faz outras tarefas do sistema.

Quem aposta no novo chip?

As primeiras empresas que confirmaram estar trabalhando no desenvolvimento de produtos que trarão o novo Snapdragon AR2 Gen 1 incluem nomes como Lenovo, TCL, LG, Oppo, Xiaomi e Sharp. Certamente nenhuma delas mostrará algum gadget novo ainda em 2022.

André Fogaça viajou para o Havaí a convite da Qualcomm.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!