A próxima versão do Android pode ter o retorno de um recurso abandonado há uma década pelo Google: de acordo com registros encontrados em versões beta do sistema móvel, o Android 15 deve voltar a oferecer a opção de exibir widgets na tela de bloqueio da plataforma.

Os widgets estão presentes no Android desde o lançamento do sistema operacional. Até o Android 5.0 Lollipop, eles podiam ser exibidos na tela de bloqueio dos dispositivos, mas o Google removeu essa opção. Agora, aparentemente, ela vai voltar.

Leia mais:

Vale lembrar que o iOS, que demorou anos para adicionar widgets, permite que eles sejam exibidos na tela de bloqueio, algo impossível em versões recentes do Android.

publicidade

Google prepara retorno de recurso antigo

De acordo com o site Android Authority, registros encontrados no Android 14 QPR2 beta sugerem que a funcionalidade está para retornar.

Os registros indicam que o funcionamento do recurso envolve a criação de um “espaço comunal”, que seria uma área na tela de bloqueio acessível ao deslizar o dedo a partir do canto direito da tela.

Celular ao lado do símbolo do Android
Celular Android Créditos: Shutterstock

Essa nova área apareceria na forma de uma barra cinza na lateral da tela de bloqueio. Um ícone lápis permitiria personalizar quais widgets são exibidos, incluindo relógio, agenda, entre outras coisas.

Não está claro ainda se os widgets serão apenas disponibilizados pelo Google, ou se eles poderão ser desenvolvidos por terceiros. Também é possível que a funcionalidade seja restrita a alguns dispositivos específicos, como a linha Pixel do Google.

O Android 15 deve ser anunciado ainda no primeiro semestre com o possível lançamento em agosto, caso o Google siga o cronograma adotado nos últimos anos.