Os irmãos Duffer, criadores de Stranger Things já informaram em carta aberta aos fãs que a quinta temporada da série será a última. Após oito anos desde seu lançamento, a série da Netflix, que atualmente possui quatro temporadas, caminhou um longo percurso com altos e baixos, e nos parte o coração dizer adeus aos personagens que acompanhamos por tanto tempo. Porém, também estamos ansiosos para a quinta temporada que, esperamos, responderá a todas as perguntas que ficaram após a 4ª temporada, lançada em 2022 na plataforma de streaming.

Leia também:

O que esperar da 5ª temporada de Stranger Things

Stranger Things
A série Stranger Things é uma produção de terror e ficção científica que se passa nos anos 1980. (Imagem: Netflix)

O primeiro ponto a ter em mente é que, na linha do tempo de Stranger Things, só se passaram 3 anos entre a primeira temporada e a quarta, a primeira ocorrendo em 1983 e a quarta em 1986. No entanto, devido à pandemia e outros atrasos, os atores hoje estão um tanto mais velhos do que deveriam transparecer na série, por isso eles vão fazer um salto temporal para que a idade dos personagens seja condizente com a aparência dos atores.

Devemos esperar também a resolução do triângulo amoroso de Nancy (Natalia Dyer), que engatou um namoro com Steve (Joe Keery) na primeira e parte da segunda temporada de Stranger Things, mas logo em seguida começou um relacionamento com Jonathan (Charlie Heaton), que se provou turbulento nessa última temporada. Por outro lado, Steve demonstra ainda ter sentimentos por ela, revelando inclusive um sonho em que ele viaja com Nancy e seus seis filhos.

publicidade

Outro ponto que foi muito discutido entre os fãs é a sexualidade de Will. Em 2023, o ator Noah Schnapp se abriu em um vídeo do TikTok se assumindo gay e declarou que parte da sua jornada de autodescoberta se deu devido ao personagem que ele interpreta em Stranger Things.

Não temos uma afirmação tão aberta de “Will é gay” na série, que deixou a cargo do público interpretar essa questão como quiser, mas para a maioria dos fãs ficou claro que Will é gay, e é esperado que tenha alguma confirmação sobre o tema na quinta temporada.

Agora, vamos para as questões em aberto que mais atribulam os fãs.

Max vai sair do coma?

Max (Sadie Sink) passou a última temporada de Stranger Things assombrada pelo temido Vecna (Jamie Campbell), que mais para frente descobrimos ser também o 001 e o Henry Creel. Ele quase a aprisiona no episódio 4, quando vemos Max fugir dele ao som de Running Up That Hill (A Deal With God), da Kate Bush em uma cena que os fãs não vão se esquecer.

Mas, no último episódio, quando o plano para derrotar Vecna incluía deixá-lo entrar em sua mente, tudo vai por água abaixo quando o detestável Jason aparece para enfrentar Lucas e, por consequência, prende Max nos territórios mentais do Vecna, fazendo-a morrer por um minuto inteiro antes que Eleven (Millie Bobby Brown) a ressuscitasse com seus poderes. Mas mesmo com a intervenção de El, Max acaba cega, com os braços e pernas quebrados e com morte cerebral.

Na quinta temporada, é esperada uma conclusão para Max, ela acordará do coma? Vai recuperar a visão? Vecna ainda está dentro da sua mente? Veremos.

Qual o futuro de Eleven em Stranger Things?

Eleven percorreu uma grande jornada desde a primeira temporada de Stranger Things, cada vez mais expandindo seus poderes ao ritmo em que cresce e descobre mais coisas sobre suas habilidades e história.

A 4ª temporada, especificamente, trouxe muitas explicações sobre o passado da personagem, e alcançou mais um feito que, até então, não sabíamos que era possível: ressuscitou Max cujo coração parou de bater por um minuto. Essa habilidade será explorada na quinta temporada? Ela será capaz de ressuscitar outras pessoas?

Outro ponto que deve ser abordado é o fato de Eleven ser considerada um perigo pelo exército dos Estados Unidos, que quase conseguiu capturá-la na quarta temporada de Stranger Things. Eles vão atrapalhar os planos de salvar o mundo de Vecna ou irão se aliar a ela?

Vecna ainda está vivo

Com a colaboração de todos para enfraquecer Vecna, Nancy, Steve e Robin disparam tiros e coquetéis molotov no vilão, que cai do segundo andar da casa em que estava no mundo invertido, mas quando vão conferir, o corpo dele não está lá.

Lá na primeira temporada, Will é capturado pelo Demogorgon, e passa a temporada inteira perdido no mundo invertido. Por conta disso, o rapaz criou um vínculo com o lugar e, por consequência, com Vecna. Por isso, ao retornar a Hawkins, Will afirma que consegue sentí-lo, que ele está ferido, mas está vivo, e que não vai parar por nada.

É bom lembrar que Vecna conseguiu realizar as quatro mortes de que precisava (mesmo que Max tenha, tecnicamente, voltado a vida), e que isso acarretará consequências no mundo real. Nas últimas cenas, a cidade é coberta por uma fuligem, com plantas apodrecendo rapidamente e fumaça e trovões ao fundo que definitivamente não são um bom sinal. Mas agora só nos resta aguardar a quinta temporada para sanar nossas dúvidas e dar um fim memorável a essa série tão adorada.